Soledade comemora emancipação política com a realização da XXI Semana da Cultura

Entre os dias 11 e 20 de setembro, a Prefeitura de Soledade realiza a sua XXI Semana da Cultura, que marca a comemoração de aniversário de 134 anos de emancipação política do município. Durante esse período serão realizadas Feiras de Ciências nas escolas de Soledade, apresentações, shows e concursos culturais no Clube Recreativo, encontro de bandas marciais e fanfarras. A programação ainda inclui a Festa da Emancipação, no dia 21, com entrega de obra e shows musicais, um encontro de Bandas Marciais, no dia 22 e o encerramento das atividades, no dia 24 de setembro, com hasteamento de bandeiras e missa em ação de graças na Igreja Matriz, com a presença do prefeito Geraldo Moura, sua equipe e diversas lideranças locais e estaduais, além da população em geral.

A programação foi dividida em Feiras de Ciência e as atividades do Ressurgir – Ano II, onde vem trabalhando os ‘100 anos de Jackson do Pandeiro’, através da música, poesia, teatro, dança e coral. Segundo a secretária de Educação, Andrea Berto, o evento é um momento importante para todos na cidade. “A gestão resgatou ano passado o Ressurgir da história, resgatado de forma original da primeira semana da cultura que aconteceu em 1987. O prefeito Geraldo Moura vem estimulando esse resgate da história da cidade e de sua cultura”, comentou Andrea.

A abertura da Semana começou nesta quarta-feira (11), com as Feiras de Ciências em três escolas do Campo a José da Costa Lima (Posse), Adelina Ouriques (Bom Sucesso) e João Paulo (Sítio Arruda). “Foram momentos muito ricos culturalmente. A diversidade dos trabalhos realizados pelos professores e alunos, os detalhes nas apresentações feita pelos alunos, nos mostrou o quanto toda a comunidade escolar está envolvida com o tema trabalhado. Estou muito feliz em ter presenciado esses momentos”, disse a secretária Andrea Berto, lembrado que o tema central, a partir do qual estão sendo trabalhados as atividades é “Educação, Emoção, Diversidade e Respeito – Pilares entre o conhecimento e a resolução de conflitos no universo escolar”.

As atividades do Ressurgir acontecem de 16 a 20, no Clube Recreativo, sempre às 19hs, a partir doa temática “100 anos de Jackson do Pandeiro”. No primeiro dia o público assistirá a shows de música, poesia, bem como a um show cover de Jackson do Pandeiro e o início das eliminatórias do concurso de vozes “Solvoz”. No dia 17 terão apresentações de música, teatro, coral, dança, além de mais uma eliminatória do Solvoz. Dia 18 a programação também será de música, teatro, coral e dança. Já no dia 19, será a vez da apresentação de sanfoneiros e de grupo de flautas, além da penúltima eliminatória do Solvoz. No dia 20 de setembro será encerrado o Ressurgir II com a final do concurso de voz.

Durante o dia, a partir do dia 11 até o dia 20 teremos as Feiras de Ciências. No dia 13, às 8h, no Sítio Verde, e às 10h, no Santa Luzia. Já no dia 17, será a vez de Caiçara, às 9h, e Lajedo de Timbaúba, às 13h30. No dia 18, acontecerão as feiras na zona urbana começando pela Creche Marinaldo Castelo Branco, das 7 às 15h e na Escola Maria do Carmo, também das 7 às 15hs. No dia 19, será a vez da Escola Juvina de Oliveira, e Irmã Ana, ambas das 7 às 15h. E no último dia, das 7 às 15h, na Escola Lúcia Matias.

No dia 21 de setembro está marcada a Festa de Emancipação Política, a partir das 20h30, com a presença do Prefeito Geraldo Moura e integrantes da gestão municipal na inauguração da 1ª etapa da pavimentação e iluminação em LED da Rua José Rufino de Carvalho, em seguida haverá shows musicais, com o aporte de barracas que comercializarão comidas e bebidas, numa grande confraternização popular. Já no dia 22, as comemorações continuam com o tradicional encontro de bandas marciais e fanfarras, a partir das 15h, na quadra da escola Luiz Gonzaga Burity.

Para encerrar os festejos da XXI Semana Cultural de Soledade, no dia 24, haverá uma solenidade em comemoração aos 134 anos da cidade, às 7h30, no Centro administrativo, com hasteamento da bandeira do Brasil e de Soledade e execução de hinos. Em seguida, às 9h, todos se dirigirão à Igreja Matriz de Nossa Senhora de Santa Ana, onde acontecerá uma missa em Ação de Graças.

Para o Prefeito Geraldo Moura o mês de setembro é sempre marcante e merece ser comemorado. “Durante esses dias estamos resgatando a história de nossa cidade para que filhos e netos possam levar adiante a cultura soledadense, nossas datas importantes, nossa história e personagens ilustres. É sobre valorização que falamos e temos muito o que festejar”, destacou o prefeito Geraldo Moura convidando todos a prestigiarem a programação.

Postado em: 12/09/2019, Por : News Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *