Prefeito, vereadores e integrantes da Guarda Municipal de Soledade prestigiam audiência pública que debateu papel da corporação

A audiência pública que debateu o papel das Guardas Civis Municipais como agentes operadores de segurança pública das cidades paraibanas, realizada nesta quinta-feira (05), na ALPB, contou com a participação do prefeito de Soledade, Geraldo Moura Ramos, que estava acompanhado do Comandante da Guarda do município, Hilário Martins, além de alguns integrantes da corporação que, em Soledade, é ligada a Chefia de Gabinete da Prefeitura. A propositura da audiência foi da deputada estadual, Estela Bezerra e teve o objetivo de definir ações, através da ALPB, que possam contribuir com a redução da violência em todo o Estado. A guarda municipal de Soledade é composta por 21 profissionais, sendo três mulheres e o restante homens. Vereadores e auxiliares da Prefeitura também prestigiaram a solenidade.

A deputada explicou que é importante chamar atenção da sociedade para que tenha nas guardas municipais um importante agente da segurança pública, principalmente, atuando de forma preventiva. “Esse recurso humano pode ser aquele mais vinculado à comunidade e de fato é, porque a guarda tem uma relação no município. No nosso sistema de segurança nunca foi tratado adequadamente o papel e a função do guarda municipal, que termina sendo guardador de patrimônio público e ele pode ser guardador também de cidadania”, declarou a deputada.

Estela afirmou que a categoria atua exposta a riscos e, muitas das vezes, seus servidores não contam sequer com equipamentos básicos para proteger a vida e a dignidade dos munícipes. “O Estado e a sociedade vão ganhar muito se construirmos aqui um desenho de relação com as guardas municipais. É de competência de cada município ampliar e criar suas guardas, mas é de competência da sociedade e do estado dar a esse corpo de recursos pessoais e humanos o melhor tratamento para que ele cumpra essa função”, concluiu a parlamentar.

Colocando o mandato e a Assembleia à disposição das guardas municipais, Estela, ao lado dos deputados Buba Germano e Wilson Filho, defendeu a construção de um grupo de trabalho com representantes da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social e das guardas municipais com o intuito de fortalecer o diálogo no sentido de estabelecer parceria em relação ao repasse de armas, veículos e demais equipamentos. Ela também solicitou que a Academia de Polícia da Paraíba (Acadepol) forneça espaço para treinamento da categoria.

Para o presidente da Comissão de Administração, Serviço Público e Segurança da Assembleia, deputado Buba Germano, a Casa tem o dever de debater a respeito de qualquer assunto que busque normatizar e melhorar a eficiência dos serviços públicos, sobretudo, dos municípios. Já o deputado Wilson Filho, presidente da Comissão Acompanhamento e Controle da Execução Orçamentária, disse entender ser fundamental o apoio dos poderes Executivo e Legislativo às categorias que atuam na segurança pública.

O prefeito de Soledade, Geraldo Moura, único chefe de executivo municipal presente à audiência, destaca que a guarda municipal contribui com o aparato da segurança pública como uma força auxiliar com muita eficiência. “O trabalho da guarda municipal é de extrema importância para a sociedade. Em Soledade, a guarda colabora, efetivamente, na redução da criminalidade”, reiterou o prefeito.

O Comandante da Guarda Municipal de Soledade, Hilário Martins, destaca o papel da guarda municipal como fundamental para os municípios. “Em Soledade, por exemplo, a gente atua em todos os órgãos públicos e logradouros e ainda nas unidades escolares”, destaca ele, que se adianta e anuncia que a partir da próxima semana, a guarda municipal ampliará seus serviços em Soledade com a implantação da Patrulha Escolar que contará com o apoio de duas motocicletas.

Com informações da Ascom da ALPB

Postado em: 06/09/2019, Por : News Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *