Pesquisador da EMBRAPA apresentará alternativas para adubação da cana-de-açúcar com baixo custo para o produtor paraibano

Trazendo sempre novidades ao produtor de cana associado no que se refere à melhoria de seus canaviais, a Associação de Plantadores de Cana da Paraíba (ASPLAN), em parceria com a Embrapa Cerrados e a Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (FAEPA/SENAR), realizará mais uma palestra técnica no próximo dia 17, a partir das 9h. Na oportunidade, os produtores terão acesso a apresentação do doutor de Geologia pela Universidade de Brasília e, atualmente, pesquisador na Embrapa Cerrados, Eder de Souza Martins.

Com o título “Alternativas de adubação de cana com redução de custos “, o dr. Eder Martins (UnB) abrirá o evento da Asplan. A expectativa é grande para sua palestra, visto que ele tratará de um tema de extrema importância para o produtor, que é a redução de custos em um dos processos de cultivo. “Ele tem larga experiência na área de Geologia e está trabalhando com Agrominerais no manejo da fertilidade do solo”, explica o presidente da Asplan, José Inácio de Morais. Vale lembrar que o palestrante também é responsável pela coordenação do Tema “Viabilização de agrominerais alternativos como condicionadores de solo, corretivos e fontes de nutrientes”, que compõe o Portfólio “Suprimento eficiente de nutrientes para a agricultura brasileira” da Embrapa.

Algumas das pesquisas orientadas pelo Doutor Eder Martins tem a ver com a técnica de “rochagem”, que é uma ferramenta de fertilização baseada na adição de pó de determinados tipos de rocha ou minerais com a capacidade de alterar positivamente a fertilidade dos solos sem afetar o equilíbrio do ambiente. Esta técnica é tida como um processo alternativo ou complementar de fertilização e tem sido indicada especialmente para as pequenas propriedades, agricultura familiar e, até mesmo, para agricultura orgânica.

O evento, que é gratuito, será realizado no auditório da entidade, na Rua Rodrigues de Aquino, 267, no Centro, em João Pessoa, e é direcionado aos associados, mas quem tiver interesse em assistir, desde que haja vagas, poderá participar. A iniciativa faz parte das ações do Departamento Técnico da entidade (DETEC) que, regularmente, tem trazido palestrantes e realizado eventos que fomentam a cultura canavieira no estado e ajudem o produtor a melhor sua atividade.

Postado em: 12/07/2019, Por : News Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *