Alunos da Paraíba estão em São Luís competindo pelo Torneio Internacional de Robótica

Dezesseis alunos do Colégio GEO de João Pessoa estão em São Luís (MA), participando do Torneio Internacional de Robótica (ITR), que começou nesta quarta-feira (26) e vai até 30 de junho. A competição é a reta final do Torneio Juvenil de Robótica (TJR), que aconteceu no ano passado, na capital paraibana. Apenas os três primeiros colocados de cada modalidade se classificaram para o Internacional, em conjunto com campeões das edições da Argentina e Uruguai. O GEO compete em São Luís em seis, das nove modalidades do evento, sendo elas: dança, sumô, MMA, cabo de guerra, dirigibilidade de drone e carros autônomos. O ITR acontece no Golden Shopping Macau.

Segundo o professor de Matemática e Robótica do GEO, que está com os alunos em São Luís desde a quarta-feira (26), Jailton Soares, os alunos são crianças e adolescentes de 10 a 17 anos que já têm uma paixão pela robótica e estão ganhando cada vez mais espaço nas competições. Ano passado, o GEO levou o 1º, 2º e o 3º lugar no cabo de guerra, na competição nacional, em João Pessoa. Nas outras modalidades como dança, sumô, MMA, dirigibilidade de drone e carros autônomos a escola também ficou entre os três primeiros lugares, tanto que foi classificada para o torneio internacional de agora.

“Tem alguns alunos que começaram desde pequenos na robótica e já estão competindo há pelo menos quatro anos. São os mais experientes e que ano que vem já nos deixam. E a maioria já tem uma paixão pela robótica, pela engenharia. Para o curso superior, Engenharia já é a escolha de 90% do grupo. Os demais vão para Medicina”, comentou Jailton, frisando que até na Medicina há de saber um pouco de robótica. “Hoje, médicos fazem cirurgias através da robótica também”, disse.

Nesta quinta-feira (27), o GEO competirá com cabo de guerra, o sumô e a dança. Nesta sexta-feira (28) vai competir nas modalidades de cabo de guerra e MMA. No sábado (29) será a vez da modalidade de dirigibilidade de drones e carros autônomos. No dia 30, no domingo, ocorrerá o encerramento do Torneio. Na etapa internacional, em São Luís, participam 238 equipes, de 11 estados, além de grupos da Argentina e Uruguai, para competir nas modalidades resgate no plano, resgate em alto risco, viagem ao centro da Terra, sumô tradicional, MMA, dirigibilidade de drone, carros autônomos e cabo de guerra.

Postado em: 27/06/2019, Por : News Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *