Operadores da Unitrans começam novo módulo do projeto de capacitação do Grupo A. Cândido

Dicas para evitar os vícios de direção, tais como, a aceleração de meia marcha ou não desligar o motor quando chega ao terminal, foram destaques na abertura de mais uma edição do projeto “Operador em Ação”. O evento aconteceu na manhã desta segunda-feira (20), no auditório da Unitrans, na sede da empresa, em Água Fria. Na oportunidade, o instrutor Cláudio Martins, abordou a mecânica dos ônibus, mostrando aos motoristas a melhor forma de conduzir o veículo tanto do ponto de vista do consumo de combustível e preservação do carro, quanto da condução confortável dos passageiros. Os treinamentos acontecem até a próxima sexta-feira (24).

Com o tema “Evolução Profissional e Redução de Consumo”, o projeto de capacitação, que entra no segundo bimestre, teve início com o pronunciamento da gerente de Recursos Humanos da Unitrans, Isabela Maria explicando que além dos treinamentos, o projeto também reconhece seus operadores pelas suas boas práticas. Assim, ela frisou que motoristas e cobradores também são premiados quando se destacam em seus terminais em três itens: km/litro, comprimento de horário e número de passageiros transportados. Nesse módulo do Operador em Ação, o brinde será um guarda-chuva. Quem se mantiver no ranking, no final do ano, tem uma premiação surpresa.

“Temos aqui 55 brindes para cada destaque de nossos 55 terminais”, disse Isabela, acrescentando que ao todo são 600 profissionais atuando nesses terminais e que estão participando do projeto de capacitação permanente do Grupo A. Candido. “Sempre dividimos a ação em dois horários, um pela manhã e outro à tarde, para que todos os operadores tenham a oportunidade de se reciclar e isso acontece em todas as empresas do Grupo, tanto que nosso lema é ‘Um por todos, Todos por um’, para mostrar que estamos balizando todas as nossas ações no que diz respeito a transporte coletivo em João Pessoa, Campina Grande e Natal”, comentou a gerente de RH.

Na ocasião, alguns destaques dos terminais presentes na palestra receberam seus brindes e, um deles foi o motorista Roberto Ferreiro, que trabalha na Unitrans desde 2012, quando teve início o Operador em Ação. “Fico muito feliz em participar sempre do projeto. Incentivo também bastante meus colegas para que sempre se busquem melhorar, tanto na condução dos ônibus, quanto no trato com os passageiros”, disse ele.

Durante a capacitação, o instrutor Cláudio Martins explicou que é preciso conhecer o veículo e também o trânsito para se fazer uma boa condução. “Entender a mecânica do carro e saber, por exemplo, qual o melhor momento para mudar de marcha, é importante para o motorista, que dirige de forma correta, para o passageiro, que não sente solavancos e para o veículo, porque isso aumenta a vida útil das peças.”, disse o instrutor, acrescentando outras dicas para que sejam aplicadas no cotidiano para melhorar a condução e o transporte dos passageiros.

“Trabalhar com excelência envolve vários fatores, como poupar combustível, jogar menos partículas no meio ambiente, conduzir o passageiro com segurança e conforto, cumprimentar o colega com o polegar reto, dando um ‘legal’, não fazer aquela aceleração lá e cima com carro parado, desligar o motor quando parar no terminal, entre outras ações”, frisou Cláudio.

No trânsito, ele lembrou também que velocidade constante, frenagem dosada, distância segura de outro veículo, o uso da faixa exclusiva e dirigir com habilidade, conhecimento e previsibilidade, são condições de uma condução segura e responsável. O gerente de operações da empresa Alison Ricartti, também falou aos presentes e reforçou o que foi repassado por Cláudio. “Nós acompanhamos os resultados de vocês e constatamos que estão se esforçando. “Temos que estar sempre melhorando porque temos zelo pelo nosso cliente, afinal, transportamos vidas”, salientou, passando a palavra para um outro participante do evento, o coordenador de desenvolvimento profissional do SEST/SENAT, Getúlio Alves, que falou um pouco sobre a campanha do Maio Amarelo.

No atual módulo, os motoristas da empresa estão revendo assuntos técnicos e operacionais ligados ao cotidiano deles que atuam diretamente com os passageiros. Os treinamentos vão até a próxima sexta, 24. Até lá, todos os operadores da Unitrans, dos 55 terminais da empresa já terão terminado a capacitação que acontece pela manhã, a partir das 8h30, e a tarde, a partir das 15h30. Além da Unitrans, a Santa Maria também integrante do Grupo a Cândido desenvolve o projeto. Os treinamentos na Santa Maria começam amanhã (20) e se estendem até a próxima sexta-feira (24).

Postado em: 20/05/2019, Por : News Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *