ALPB debate por sugestão do deputado Jeová como implantar uma nova política de agricultura familiar na Paraíba

A Assembleia Legislativa, a partir de uma sugestão do deputado estadual Jeová Campos (PSB), realizou neste sábado (09), um encontro com agricultores do sertão, em Cajazeiras, para debater novos projetos e as novas políticas públicas do governo estadual para esse segmento produtivo. “Como fortalecer as novas culturas, como produzir mais, num espaço menor, como dar acesso ao credito para a agricultura familiar, enfim, pensar em ações que, de fato, consigam estimular esse setor a produzir um alimento mais saudável, de forma sustentável”, explicou o deputado no início dos trabalhos. O secretário de Agricultura Familiar, Luiz Couto e o presidente da Câmara de Vereadores de Cajazeiras, Delzinho, participaram do encontro.

Para o parlamentar, é preciso avançar, ainda mais, nesse segmento tão importante da economia local. “Nós estamos vivendo um tempo extremamente esperançoso com a chegada de Luiz Couto na secretaria de Agricultura Familiar e estamos debatendo com os agricultores da Paraíba as formas de fortalecer a atividade de forma sustentável, já fizemos isso em Mamanguape, agora em Cajazeiras e devemos fazer também em Sousa, Pombal  e Catole´do Rocha e, assim, construir um caminho que garanta a permanência do agricultor produzindo, mas de forma mais sustentável e eficiente e é ai onde as políticas públicas fazem toda a diferença”, disse Jeová.

Para o parlamentar, é fundamental o apoio a esse segmento, principalmente, no tocante a produção de alimentos mais saudáveis. “Hoje a pessoas estão tendo muitos problemas de saúde decorrente do uso agrotóxicos. Portanto, a agricultura familiar é a porta de entrada para esse tempo novo. Hoje, as pessoas estão consumindo produtos que fazem mal a saúde, com agrotóxicos, e ao fortalecer esse segmento poderemos produzir alimentos mais saudáveis e colocar a Paraíba num estágio bem positivo nesse sentido”, afirmou o parlamentar.

Prefeitos, vereadores, representantes de sindicatos de trabalhadores rurais, de associações comunitárias, de setores produtivos de vários municípios do Sertão paraibano, entre outros representantes da sociedade civil organizada participaram do encontro realizado no plenário da Câmara Municipal de Cajazeiras.

O deputado Jeová Campos que também é presidente Frente Parlamentar da Água e da Agricultura da ALPB avaliou o encontro como muito positivo. “A ideia é com essa agenda construir um projeto que dê um tratamento diferente ao setor. Viver no campo é mais difícil de que morar nas cidades, quando se tem uma profissão definida. Então, é preciso a gente garantir a permanência do homem no campo, mas permitindo que ele tenha novas culturas, novas técnicas de trabalho, mais acesso ao crédito e ao Empreender para a agricultura familiar”, declarou.

Durante o encontro em Cajazeiras, o secretário Luiz Couto anunciou investimentos para a produção agroecológica, com incentivos ao cultivo da cultura do algodão, a produção de energias renováveis, a caprino ovinocultura no semiárido, além de ações de Educação no campo. Ele também falou sobre investimentos para o projeto Cooperar, além da criação do Empreender da Agricultura Familiar do Estado e agradeceu o apoio e contribuição que a Assembleia Legislativa, especialmente, o deputado Jeová, têm dado ao trabalho de sua Secretaria.

Postado em: 11/03/2019, Por : News Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *