Feira de Serviços da Unitrans disponibiliza serviços gratuitos para funcionários no segundo dia da realização da Sipat

Orientação nutricional, sessão de auriculoterapia, ginástica laboral, testes de glicemia, aferição de pressão arterial, pré-consulta odontológica, encaminhamento psicológico, orientações sobre segurança no trabalho e no trânsito. Essas foram algumas das ações realizadas durante a Feira de Serviços da Unitrans, que aconteceu nesta quarta-feira (20), pela manhã e à tarde. A atividade foi a principal ação do segundo dia da Semana Integrada de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), da empresa de ônibus Unitrans, que ainda incluiu simulações de combate à incêndio e realização de testes de bafômetro, feitos pela equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Para realização da Feira, foi montada uma estrutura especial, composta por várias barracas e lonas impressas com a indicação dos serviços, em um dos pátios externos da empresa, que fica localizada no bairro de Água Fria, em João Pessoa. o início da Feira tinha tudo a ver com a atividade da empresa, já que duas roletas orientavam a passagem dos participantes, tanto na entrada quanto na saída. A partir daí, todos os colaboradores tinham uma sequência a seguir que era iniciada pela triagem e seguia pelas barracas de saúde até chegar a barraca do lanche e distribuição do kit doado pelo Sest/Senat, parceiro da Unitrans no evento.

Na primeira barraca, era feito o cadastramento e cada um recebia uma ficha. Em seguida todos passavam pela aferição de pressão e testes de glicemia. A terceira etapa era uma avaliação nutricional, que incluía uma conversa com a nutricionista e a pesagem. Daí, os profissionais seguiam pela barraca da Psicologia, onde quem desejava recebia orientações de como proceder para ter um atendimento individualizado em outra ocasião. Na barraca da Fisioterapia, os profissionais participavam de ginástica laboral e podiam iniciar a sessão de auriculoterapia (uma técnica dediagnóstico e tratamento baseada na orelha). O motorista Edson Medeiros foi um dos que aproveitou a oportunidade e já fez sua primeira sessão com a fisioterapeuta, Mylena Leite, integrante da equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), da Prefeitura de João Pessoa. “Se funcionar, vou continuar a fazer o tratamento”, disse ele que colocou sementes no lóbulo da orelha esquerda para amenizar dores lombares.

Da barraca da Fisioterapia, o colaborador se dirigia ao espaço da CIPA, onde recebia orientações diversas sobre segurança no trabalho. A passagem pela equipe da PM, PRF e DETRAN, era feita tanto na barraca, onde eram realizados os testes do bafômetro e dada orientações sobre como dirigir melhor, quanto no interior do ônibus da PRF, onde eram projetados vídeos educativos sobre trânsito. O último estágio da Feira de Serviços acontecia na barraca de distribuição dos kits doados pelo Sest/Senat, que são do projeto “Transportando Saúde nas Cidades”, desenvolvido em nível nacional.

O kit era composto por uma sacola, uma lancheira com um conjunto de garfo e faca personalizados, uma bola para realização de exercícios de fisioterapia, além de um kit odontológico, com pasta, escova e fio dental, e uma camisa alusiva ao projeto. A coordenadora do Sest em João Pessoa, Rozimar Firmino, elogiou a organização da Sipat. “Para nós, é um imenso prazer poder contribuir com a Sipat da Unitrans, que é uma empresa referência no segmento onde atuamos”, disse ela, lembrando que toda a estrutura de barraca, além dos profissionais e serviços estão inseridos no projeto “Transportando Saúde nas Cidades” que, em João Pessoa, já foi feito com taxistas e caminhoneiros e agora com os profissionais do transporte urbano.

Após o recebimento do kit, o colaborador ainda recebia um lanche (suco e sanduiche) e encerrava a sua participação na Feira. O manobreiro Leonardo Vasco, da Transnacional, elogiou a oportunidade de ver como estava sua saúde, mas se surpreendeu com os resultados, já que sua pressão arterial deu um pouco acima da média e sua glicemia também. “Minha pressão está um pouco alta e minha glicemia também, então vou me cuidar mais e seguir as dicas dadas pela nutricionista”, disse ele. O cobrador Carlos Antônio também fez os testes e ficou feliz com os resultados. “Minha pressão tá normal, minha glicose também, e foi ótimo poder saber tudo isso aqui na empresa, durante a Sipat que, por sinal, está muito boa”, disse ele, referindo-se também às palestras do primeiro dia da Semana.

Outro que elogiou a Sipat e aproveitou todas as atividades foi o motorista Carlos Antônio, que fez todos os testes que a Feira disponibilizou e passou por todos os profissionais que participaram do evento. “Conversei com a nutricionista, com a psicóloga, fiz os exames, assisti os vídeos, fiz o teste do bafômetro, peguei meu kit, lanchei, enfim, participei e adorei tudo. A empresa, mais uma vez, se superou”, disse o motorista.

Nesta quinta-feira (21), último dia de atividades, haverá palestras sobre o tema “Atitudes que fazem a diferença no trabalho e na vida”, marcada para as 17h30. A feira de Negócios também acontece entre as 8h e 17h.  A diretora da Unitrans, Lorena Dantas, prestigiou a Feira e agradeceu o apoio de todas as instituições parceiras e dos colaboradores que fazem parte da equipe de organização da Sipat. “Tudo isso só foi possível porque contamos com o empenho de nossa equipe, além da colaboração do Sest/Senat João Pessoa, que disponibilizou as barracas, além dos profissionais de saúde, assim como da participação da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Militar, do DER, do DETRAN, da Prefeitura de João Pessoa, da Articêndio, além da Fetronor, através do Despoluir”, finalizou Lorena.

Postado em: 20/09/2017, Por : News Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *