Saúde da Mulher é tema de palestra de encerramento da SIPAT da Maternidade de Patos

A forma mais comum do desenvolvimento de um câncer do colo de útero é a partir de alterações pré-cancerosas e existem duas maneiras de impedir o desenvolvimento da doença: a primeira é detectar e tratar as lesões pré-cancerosas antes que se tornem malignas, e a segunda é para prevenir as condições pré-cancerosas. Foi a partir destas explicações que a médica obstetra, Suellen Dias, fez a palestra ‘Prevenção do câncer de colo uterino’ que marcou o encerramento da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat) da Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, nesta quarta-feira (28).

De acordo com a médica, uma maneira comprovada para prevenir o câncer do colo do útero é a realização de exames, como Papanicolaou e HPV. “Esses exames conseguem detectar a presença de lesões pré-cancerosas antes que elas se transformem em tumores malignos. Uma lesão pré-cancerosa encontrada pode ser tratada, evitando que se torne um câncer”, explicou Dra. Suellen.

Em sua explanação, a médica ainda elencou algumas recomendações que são capazes de detectar precocemente o câncer de colo do útero, tais como, a necessidade das mulheres começarem a fazer os exames de rastreamento aos 21 anos, que quando elas estejam entre 21 e 29 anos deve fazer um exame Papanicolaou a cada 3 anos, que a partir dos 30 anos, o ideal é combinar o exame Papanicolaou com o de HPV, a cada 5 anos, até os 65 anos, etc.

Depois da palestra, o presidente da CIPA da Maternidade, Marcone de Souza, que organizou os eventos da Sipat, fez um agradecimento a todas as pessoas e departamentos que contribuíram e se envolveram na realização das atividades da Semana, considerada uma das mais produtivas e dinâmicas nos últimos anos. A realização de sorteios de brindes e um coffee break, no pátio da Maternidade, encerraram a programação da Sipat deste ano, que aconteceu entre os dias 26 e 28.

“Esses três dias de atividades foram muito dinâmicos e intensos e nossa Sipat foi um sucesso, tanto pela grande participação das pessoas, como pelo nível e importância dos temas trabalhados. Quero agradecer a colaboração de todos, especialmente os integrantes da CIPA, porque nós só conseguimos esse sucesso porque fizemos um evento de forma conjunta”, disse Marcone.

Postado em: 29/09/2016, Por : News Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *