Maternidade de Patos integra programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno

A Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, já definiu a sua programação dentro da 25ª Semana Mundial de Aleitamento Materno, que está sendo promovida pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Este ano, o tema do projeto da Maternidade, que integra a rede estadual de saúde, é  “Presente saudável, futuro sustentável” e incluirá atividades educativas e culturais, entre os dias 1 e 4 de agosto, em Patos, São José do Sabugi e em João Pessoa. O objetivo da ação é estimular a doação de leite materno.

A abertura da Semana em Patos acontece na segunda-feira (1º) com a realização de uma panfletagem, na Praça Getúlio Vargas, no Centro, das 9h as 10h30. Na terça-feira, a programação acontecerá no Centro Educacional Dr. Mauro Medeiros, em São José do Sabugi, com a palestra ‘Amamentação e seus benefícios’, feita pela bioquímica do Banco de Leite de Patos, Faldrecya Borges, das 9h às 11h.

Na quarta-feira, a programação acontece em dois horários. Pela manhã, às 9h,  na sede do  Banco de Leite Drª Vilani Kehrle, será oferecido um café da manhã, em homenagem às mães doadoras e recebedoras. À tarde, haverá uma palestra para gestantes, no CRAS de Patos, das 14h às 16h, com o tema ‘Os 10 passos para o sucesso do aleitamento e doação do leite humano’. A abordagem será feita pela nutricionista, Silvana Oliveira e a bioquímica, Faldrecya Borges. Em seguida, haverá uma apresentação do grupo teatral ‘Mãe Leoa’, com a peça ‘As inimigas do peito’.

Na quinta-feira, a programação da Semana será realizada em João Pessoa, durante todo o dia, no auditório da Maternidade Frei Damião, onde será realizada reuniões com representantes das salas de apoio a mulher trabalhadora que amamenta, das 13h às 14h, além do curso em atualização em Segurança Alimentar e Nutricional do Uso do Leite Humano em unidades neonatais e setor de porcionamento, das 14h às 17h. A coordenadora do Banco de Leite de Patos, Joana Sabino, a nutricionista Silvana Oliveira e  a enfermeira do porcionamento, Amanda Bento participarão das atividades na capital paraibana.

Sobre o evento

A Semana Mundial de Aleitamento Materno foi criada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba, do nome em inglês) e acontece em 170 países, com a meta de aumentar os índices de aleitamento materno. Na Paraíba existe uma rede formada por seis bancos de leite: Anita Cabral e Dra Zilda Arns, em João Pessoa; Merijane Claudino da Silva, em Guarabira; Banco de Leite do ISEA, em Campina Grande; Banco de Leite Humano de Cajazeiras e o Banco de Leite Drª Vilani Kehrle, que funciona num prédio anexo a Maternidade Dr. Peregrino Filho, em Patos. Além disso, há postos de coleta de leite humano distribuídos em várias cidades do estado, a exemplo de João Pessoa, Santa Rita, Guarabira, Solânea, Itabaiana, Campina Grande, Santa Luzia, Bonito de Santa Fé, Sousa e Taperoá.

Para doar

Para ser doadora de leite humano, basta a mulher estar amamentando, ser saudável e ter produção maior que a necessidade do seu bebê. Para doar, é só procurar uma das unidades distribuídas na Paraíba. Os contatos de toda rede, com postos e bancos de coleta, estão no site do Governo do Estado, no link  http://static.paraiba.pb.gov.br/2013/09/Rede-Paraibana-de-Bancos-de-Leite.pdf

Postado em: 28/07/2016, Por : News Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *